(Por Johnny Mário Kazama)
Fala galera, nessa postagem vou analisar um game que pra quem curte Resident Evil e Silent Hill vai gostar.
ObsCure II é um jogo de Survival horror, lançado em 2007 para Playstation 2, Nintendo Wii, Psp e Pc. O game é continuação direta do primeiro game lançado em 2004, alguns personagens da primeira versão retornam um pouco diferentes, além de ter novos personagens e um enredo mais macrabro do que o anterior.
o visual do game é bacana, combinado com sua jogabilidade interessante, faz o game valer a pena. |
Resident Evil encontra Malhação:
Diferente da maioria dos games do gênero, os personagens da saga Obscure não são policiais, investigadores e nem soldados bombados preparados para qualquer confronto, e sim um grupo de jovens de faculdade, que estão descobrindo o melhor da vida e só querem saber de curtição, referente a isso os personagens são bem estereotipados, iguais aqueles que facilmente se vê em filmes colegiais ou em séries tipo malhação, então se tem o fortão esportista, o nerd inteligente, a gostosa loira popular e por ai vai...
Em pró disso cada personagem tem habilidades diferentes: um pode escalar lugares altos, outro destranca portas, um outro é bom em combate corpo a corpo, e dependendo de certos lugares do game, é obrigatório usar determinado personagem para prosseguir na aventura.
Shanon, Kenny, Stan, Correy, Mei, Amy, Swen e Jun, a galerinha de Obscure 2 |
Os personagens não são tão carismáticos como em Resident Evil por exemplo, mas são agraváveis e fáceis de se identificar com um ou dois deles em particular, isso torna o jogo mais agradável.
Mas o melhor lado do game é sua jogabilidade inovadora para a época.
ObsCure é um dos únicos jogos survivor-horror que podem ser jogados com multi-player. E é aqui que surge uma das grandes inovações de ObsCure, o modo para dois jogadores. Duas pessoas podem encarnar os dois personagens, e descobrir os mistérios em conjunto. A aventura fica mais divertida, a interação entre os dois jogadores é bem mais real e os combates ficam então mais emocionantes.
enfrentar inimigos grandes em conjunto é muito mais fácil, além de poder trocar itens e armas com seu parceiro. |
Combates divertidos
Graças a boa variedade de armas do game, é prazeroso confrontar e destruir os inimigos, desde que esteja equipado com muita munição e várias armas, que variam de um simples taco de beisebol até uma sub metralhadora.
Como de costume em jogos do gênero, existem armas que funcionam melhor em determinado tipo de inimigo, então faça os testes com suas armas nos inimigos, aja com sabedoria e poupe munição, pois as armas brancas dão sim conta do recado, mas enfrentar um monstro duas vezes maior que seu personagem usando apenas um porrete, é uma tarefa nada fácil.
escopetas, pistolas, moto-serras bombas e etc. a variedade de armas é bacana, mas use com sabedoria. |
Terror à longo prazo:
Obscure 2 é muito influenciado por games como Silent Hill, Alone in the Dark e Resident Evil, isso não é ruim, pois de uma boa inspiração se tem um bom trabalho, e apesar disso Obscure tem seu estilo bem pessoal, que varia de um terror mais bizarro e gore, o que algo mais sobrenatural, apesar de ter alguns elementos assim também no game.
os inimigos não se tem muita variedade e nem nada muito inovador, mas são todos muito bizarros e vão te proporcionar umas boas cenas de susto. |
A jogabilidade é bem similar aos clássicos citados acima, o controle é totalmente 3d, existe um menu para trocar as armas e usar os itens, segurando um botão e pressionando outro se usa as armas, e a barra de saúde aparece acima da tela, podendo ver em tempo real seu estado, sendo assim mais fácil de se curar com itens de cura, que variam de um soro grotesco, remédios básicos e energéticos, simples e fácil de pegar a manha e se adaptar.
Os inimigos geralmente tão um pouco de trabalho para derrotar, principalmente os maiores, mas isso é bom, pois deixa o jogo desafiador e quebra a monotonia, os chefões costumam dar trabalho, sempre é bom estudar seus movimentos e criar estratégias usando as armas certas para se dar melhor contra eles.
o menu de armas e itens do game, bem padrão e funcional, assim como outros games do gênero. |
A história:
Para entender melhor a história do game, é recomendado jogar o primeiro game pra se ter uma melhor noção, mas caso jogue direto o segundo, não terá problemas, pois a trama é simples e fácil de entender, e por fim se torna auto explicativa.
A história de ObsCure II se passa dois anos após os acontecimentos do primeiro game. Kenny e sua irmã Shannon, que foram dois dos cinco sobreviventes dos incidentes no Colégio Leafmore, agora estão na Faculdade de Fallcreek, mas estão sofrendo consequências das experiências que sofreram de Herbert Friedman, que os contaminou. Kenny está mais agressivo e perde o controle fácil, enquanto que Shannon recebeu um poder de controlar a Aura Negra, e sua personalidade e aparência mudaram muito. Nesta faculdade, os jovens, entre eles Corey, Mei, Jun, Amy e Sven, descobriram uma nova planta que usam como droga. Só que essas plantas envolvem os experimentos de Friedman, e fazem com que Kenny se torne uma criatura bizarra. Sua irmã Shannon, desesperada, pede ajuda a Stan, outro sobrevivente de dois anos atrás, que agora virou um entregador de pizza. Agora eles, junto com os outros estudantes, terão que enfrentar novamente uma vasta quantidade de criaturas e parar a propagação da contaminação antes que ela chegue ao seu estado crítico.
não se apegue muito aos personagens, pois nunca se sabe o destino deles, hehehe! |
Vale a pena?
Sim sem dúvidas, pois se não valesse nem teria me dado o trabalho de fazer esse artigo, o game não é tão assustador quanto Silent Hill, nem tem uma trama tão impactante quanto Resident Evil, mas empolga principalmente jogando com um amigo ou com sua namorada.
Os gráficos são bons para um game de Playstation 2, a trilha sonora é muito boa, em muitas horas o game fica mais depressivo e tenso graças as boas músicas que embalam suas aventuras.
Os cenários são muito bem feitos, dando boa profundidade ao game e acertando em cheio na atmosfera de terror dark do game, o lado difícil e chato do game são os Puzzles, que são nada complicados e muitas vezes cansativos, principalmente o de destrancar portas, o que pode te irritar, perdendo um pouco do feeling do game, mas nada que uma boa dose de paciência não resolva.
Recomendado para que gosta de games de terror com uma pitada de ação e estratégia, e considerado como um dos melhores do gênero para Playstation 2.
certas parte do game, a coisa fica tão louca que se parece mais com um pesadelo infernal. |
Curiosidades:
* ObsCure 2 possui melhores gráficos, uma quantidade um pouco maior de personagens e maior tempo de duração do que o game anterior.
*Apesar das inovações referentes ao primeiro game da série, o jogo foi alvo de críticas de certa parte de fãs do primeiro jogo, pois nessa sequência não se pode escolher o destino dos personagens, seguindo assim uma história linear.
* O game saiu com o nome de Obscure The Aftermatch na versão europeia e na versão para Psp.
capa da versão americana, e da versão europeia para Playstation 2. |
Bom galera vou ficando por aqui, se gostou da postagem comente e divulgue para seus amigos.
Abraços e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário