sábado, 17 de setembro de 2016

Street Fighter Alpha 2 - Super Nintendo




                                             (Por Johhny Mário Kazama)



Street Fighter Alpha 2 é um dos maiores clássicos dos games de luta de todos os tempos, e uma das melhores versões da franquia.
Fez um estrondoso sucesso nos Fliperamas do mundo todo inclusive no Brasil, e brilhou muito nos consoles de 32 bits (Playstation e Sega Saturn) ficando sempre no top 10 de games mais jogados e alugados nas locadoras, segundo as pesquisas nas revistas de videogames da época, mediante a isso o nosso querido e amado Super Nintendo merecia um presente especial, encerrando com chave de ouro seu ciclo glorioso dos 16 bits.


Um port milagroso:
Antes de analisar o game e todo o seu conteúdo, quero voltar no tempo e relatar minha primeira experiência com o game.
Se não me engano era o ano de 1996, um tempo antes do meu irmão comprar um Playstation, eu era criança e não tinha um console só meu (não tinha necessidade e verba na época) e jogava sempre nos consoles do meu irmão, nós víamos nas revistas de games os lançamentos de games de luta e a explosão dos 32 bits. Super Nintendo e Mega Drive ainda eram fortes, mas viviam seus últimos dias de glória com seus últimos lançamentos (Vectorman 2 e Donkey Kong 3 se não me engano) como sempre fomos ultra fãs da franquia Street Fighter e já tínhamos debulhado o Alpha 1 nos Arcades, a alegria foi imensa quando meu irmão comprou de sócio ( sim, pago metade cada um, pois o cartucho era muito caro na época, assim como continua sendo) com um colega, o cartucho de Street Fighter Alpha 2 para o Snes, e ai foi emoção garantida!
Lembro também que antes de lançar a versão Alpha 2 para os 32 bits, saía nas revistas que a Capcom tinha planos para lançar um tal de Super Street Fighter Alpha para o Snes, ninguem sabe nada disso até hoje, só sabemos que toda essa historia foi descartada e O Snes ganhou seu port magnífico e milagroso, coisa que ninguém esperava acontecer, e de tão impressionante e inovador tinha gente que não acreditava que o cartucho era real, pensava que era pirata ou coisa assim. E uma coisa vos digo: o game vale cada centavo e me proporcionou muita diversão tanto quanto as clássicas versões anteriores do game!


dan sofrendo com um tiger cannon de sagat. a qualidade gráfica é incrivel, um verdadeiro 32 bits!




Tão bom quanto um 32 bits:
O game até hoje é adorado e motivo de orgulho e discussões positivas sobre o Super Nintendo, pois o game é realmente completo: todos os golpes, personagens, custom combos, cenários e músicas que se tem no Arcade e nos 32 bits também estão presentes essa versão, mostrando o quão competente e carinhosa a Capcom foi com esse port de 16 bits, usando 100% de todo o potencial que o console tinha, e que até a galera não acreditava que era possível, coisa que muitas produtoras da época não foram capazes de fazer.


assim como no playstation, o game não deve nada aos arcades e está completo para seu divertimento!




Mas como se trata de um console de 16 bits rodando um game poderoso de Arcade, ele tem suas limitações: os sprites dos personagens estão um pouco menores que o original, a qualidade sonora deu uma caída perceptível, e em certos cenários onde tem muito background em movimento o game sofre uma leve lentidão algumas vezes na jogabilidade, outra coisa é que sempre no começo da luta rola um "loading" de alguns segundos na hora do ROUND ONE FIGHT, para o console "tomar fôlego" e rodar o game numa boa.

 
ken confronta nash em seu cenário em um iate, e apesar de menos quadros de animação no background, tudo foi preservado.





 Sobre as vozes 95% delas estão lá, com uma qualidade inferior ás outras versões devido as limitações do console, e outras que falta foram "recicladas" e modificadas de outras vozes já existentes para ser reaproveitadas, assim poupava um pouco a memória do cartucho.
As finalizações dos personagens também sofreram cortes e adaptações, mas sem perder o conteúdo. Tudo foi bem adaptado devido ás limitações de memória do console.

alguns finais tinham duas ou três telas, o do akuma por exemplo mudou de duas fotos para uma e sofreu uma leve modificação nos sprites, ficando mais simples no snes, mas o conteúdo e os textos prevalecem os mesmos.



 E apesar de todas essas limitações que o game possui, nada disso interfere no desempenho e na diversão, pois essas coisas não são vistas como defeitos, afinal o Snes já foi um guerreiro de ter conseguido suportar o game, limitações e adaptações foram necessárias para ter êxito nesse port incrível.

 
ryu se prepara para derrubar o resistente zangief, que retorna de street fighter 2.




No geral o game é idêntico ás outras versões, todos os 18 personagens estão lá, com todos os seus cenários e golpes intactos, a jogabilidade continua sólida e eficiente, comandos funcionam bem e você não vai se frustrar, pois continua tendo o padrão Street Fighter de qualidade!
Só aconselho que quando for jogar, vá ao options e coloque a velocidade máxima (4 estrelas) assim a jogabilidade fica mais dinâmica e fluente. 


 
todos os 18 personagens do game, uma excelente galeria de personagens!






 Variedade e quantidade fazem a diferença:
O game no total dispões de 18 personagens que são eles: Ryu, Ken, Chunli, Nash, Dhalsin, Zangief, Gen, Adon, Birdie, Rose, Akuma, M.bison, Sakura, Dan, Guy, Sodom, Rolento e Sagat, compõe o vasto leque de guerreiros nos seus mais variados golpes especiais, supercombos e estilos de luta distintos, fazendo ser o Street Fighter com o maior numero de personagens para o Super Nintendo, não te fazendo cansar do game tão cedo, e sendo muito divertido e útil principalmente nas partidas com seus amigos.
 

a batalha do século: m.bison vs akuma, ou seria vega vs gouki?



Alpha ou Zero? 
Uma dúvida que muitos ainda tem é sobre o nome certo do game e de alguns personagens, a resposta certa é: não existe nome certo ou errado!
Quando foi lançado originalmente no Japão, o game veio com o subtítulo de ZERO, mas quando foi lançado nos Estado Unidos o game teve o subtítulo mudado de ZERO para ALPHA, o porquê disso ninguém sabe, deve ser o costume desnecessário que os norte americanos tem de modificar tudo que vem do oriente, mas por fim os dois subtítulos tem o mesmo significado: o início pois Alpha significa algo como um começo, e Zero é o primeiro número antes de todos, por fim deu na mesma, apesar de eu pessoalmente achar ZERO mais legal, mais simples e melhor de lembrar.



zero na asia e alpha na america do norte. detalhe bobo mas que gera discussão até hoje.



Quando os Arcades da série Alpha chegaram no Brasil oficialmente, eles mantiveram o subtítulo ZERO japonês, mas com os nomes dos personagens da versão americana, coisa que não aconteceu com os cartuchos e cd's, pois pra quem não sabe alguns personagens tem os nomes diferentes ou trocados na versão americana, confira:





Mas essa história é antiga, e a confusão começou desde o lançamento de Street Fighter 2 em 1991, que por questões judiciais a Capcom trocou o nome de 3 dos 4 chefes finais:

no japão, mike bison é uma paródia do lendário lutador mike tyson, a capcom americana teve medo de um possível processo e acabou trocando o nome dos personagens, e foi ai que a confusão começou.


Moral da história: realmente não existe uma versão certa e errado dos nomes dos personagens e dos subtítulos dos games, fica a seu critério qual versão de nomes te agrada mais e qual você acha que mais combina, se fosse para averiguar realmente, a do Japão seria a correta, pois o game se originou lá, mas como nós brasileiros "americanizamos" tudo, estamos mais acostumados com os nomes ocidentais, tanto que até nos filmes e animações do game dubladas aqui, seguiram os nomes americanos, mas isso é questão de gosto pois pra mim tanto faz, o game continua sendo a mesma coisa e de nada interfere os nomes!



 
o cartucho japonês e o americano: geralmente o americano se encontra mais caro do que o japonês, somente por motivos já explicados acima, mas não importa qual versão tenha, pois o jogo é o mesmo!




Mas e ai, vale a pena comprar? 
Se você é fã de games de luta no seu Super Nintendo, ou é fã da série Street Fighter com certeza vale sim! Paguei recentemente 125 reais no cartucho original japonês e afirmo que foi uma grande aquisição, e estou me divertindo como no passado e até mais, pois o fator nostalgia corre solto!
Um dos melhores games de luta de todos os tempos rodando lindamente no seu Snes. E minhas considerações finais são simples: obrigado Capcom por ter lembrado do Super Nintendo e ter feito esse port maravilhoso, mostrando que os 16 bits são incríveis, e dando a chance na época pra quem não tinha um Playstation, de jogar esse grande clássico dos games de luta!


é de total alegria que agora tenho todas as versões de street fighter lançadas para o Super Nintendo!





Vou ficando por aqui, espero que tenham gostado da matéria, não deixe de comentar e compartilhar para seus amigos.
Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário