segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Hellblazer: Constantine




Hellblazer é uma série em quadrinhos lançada em 1988, protagonizada pelo personagem John Constantine, e com o selo Vertigo, uma divisão da DC Comics.
O personagem foi criado por Alan Moore , Steve Bissette e Jamie Delano, para a série em quadrinhos Monstro do Pântano na edição 37 de 1985, Constantine ficou tão popular que ganhou sua própria série em quadrinhos, sendo um sucesso mundial.

uma das capas dos quadrinhos




John Constantine é um mago feiticeiro das ruas, caçador de demônios e criaturas sobrenaturais, é negligente, irresponsável, mulherengo e muitas vezes vigarista e um fumante compulsivo, tanto que possui um câncer que o prejudica a ponto de sofrer perigo de vida.
Mas apesar disso ele é muito eficiente no que faz, sendo um mago poderoso e sábio além de muito corajoso, a ponto de meter medo e desafiar os piores tipos de demônios.
O visual do personagem foi inspirado no músico Sting, um ícone da música nos anos 80, mas com o passar dos anos, Constantine foi se diferenciando do Sting, tendo características físicas mais distíntas e originais.
Como um mulherengo e canalha de primeira, Constantine já teve muitas namoradas, e chegou até se relacionar com uma Succubus (demônio feminino que se alimenta de energia sexual) consequência desse fato é que ele contraiu uma espécie de doença demoníaca da criatura, o atormentando por um bom tempo.

um dos "confrontos" de constantine com uma succubus


Apesar de ser um dos maiores feiticeiros do mundo, Constantine não utiliza muito a magia em seus combates, só quando é realmente necessário, ao invéz disso ele vence seus inimigos usando a inteligência, alguns tipos de armas e quando conveniênte até seus próprios punhos.
As habilidades de Constantine são vastas, desde manipulador de magia negra, necromancer, sincronizador de ondas, evocador de almas e o dom de advinhação, fazendo Constantine ser um dos personagens mais poderosos do mundos dos quadrinhos.


constantine invocando um círculo de magia


Seu leque de inimigos varia de vampiros, demônios, fantasmas, assassinos, líderes de seitas,bruxos, zumbis e muitos outros tipos de aberrações, todos envolvidos de alguma forma no universo sobrenatural.
Um fato muito curioso nos quadrinhos Hellblazer, é que Constantine envelhece com o passar dos anos, fato muito raro no mundo dos quadrinhos, já que a grande maioria dos personagens de HQ não sofrem essa alteração física, então nas sagas de Constantine, podemos vê-lo com 20, 30 e 40 anos conforme os anos e as sagas passam, deixando a obra com um tom mais realista, se diferenciando as demais.
A série Hellblazer teve suas publicações finalizadas na edição 300 em 2013, e foi substituída pela série de nome Constantine, uma espécie de remake, que faz parte do arco Os Novos 52, o reboot do universo DC, onde apresenta um Constantine mais jovem, ainda no início de suas aventuras.

a nova série em quadrinhos de constantine


E já fazendo parte do arco Novos 52, a DC lança em 2011 a franquia Liga da Justiça Sombria, liderada por John Constantine, e tendo outros personagens na equipe, tais como Zatanna, Shade, Deadman, Madame Xanadu, entre outros, e diferente da Liga da Justiça que conhecemos, essa equipe não luta contra aliens mutantes nem ameaças globais, mas sim contra forças malignas sobrenaturais, quase sempre vindas do inferno.


A liga da justiça sombria, liderada por constantine


John Constantine já viveu aventuras crossovers ao lado de Batman, Capitão Marvel e até da própria Liga da Justiça habitual, dando uma força aos heróis no quesito sobrenatural da trama.
Hellblazer se passa no nosso universo urbano e conteporâneo, e está na lista de quadrinhos adultos, pois abrange vários temas sérios da vida real, tais como HIV, conflitos religiosos, preconceito, sexo, uso de drogas, racismo, e ocultismo, outros quadrinhos do gênero adulto são Preacher, Sandman, O Corvo, Watchman, Sin City entre outros, todos elem considerados obras-prima. 






Devido ao sucesso dos quadrinhos, foi lançado em 2005, uma adaptação para os cinemas da obra, estrelado pelo ator  Keanu Reaves, e apesar de ser um pouco diferente dos quadrinhos ( Constantine nos quadrinhos é loiro, no filme é moreno) e as críticas dos fãs mais exigêntes, o filme se saiu bem pois é muito divertido e empolgante.
Fruto do filme veio um game baseado no mesmo, lançado também em 2005 para Playstation 2, Xbox e PC, é um bom game de ação com atmosfera sombria, se você curtiu o filme vai também se interessar pelo game.

poster do filme, lançado em 2005


Existem planos futuros de Constantine voltar para as telas em uma série de TV e um aguardado filme da Liga da Justiça sombria, vamos esperar e ver como vai desenrolar isso, só espero que saiam bons trabalhos, pois o personagem merece!

Após tudo isso percebemos que John Constantine é um dos maiores anti-heróis dos quadrinhos, ao lado de Wolverine, O Corvo, Faust, Justiceiro, Spawn, Sandman, e tantas outra figuras que tanto gostamos, e apesar da série Hellblazer não ter atingido muito o público mainstream, é uma das obras mais bacanas já lançadas nos quadrinhos, principalmente pra quem curte atmosfera obscura, trevas e ocultismo.

Vou ficando por aqui, espero que tenham gostado da postagem, não se esqueça de comentar, compartilhar e dar uma olhada também no nosso canal no Youtube.
Abraços e até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário