sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Mortal Kombat : A trajetória do clássico

(Por Mário Kazama)



Os anos 90 foi um marco para a industria de games, e foi a época de ouro dos fighting games, desde de o estrondoso sucesso de Street Fighter II, surgia em 92 um game de luta muito diferente de todos que existia: Mortal Kombat. Com apenas 7 personagens (que na época era bastante) o game tinha um visual sinistro, sangue, personagens perdendo membros e a nova tecnologia inovadora da época que são os personagens digitalizados. O sucesso foi imediato, mas a crítica massacrou o games, dizendo que era violento demais pra crianças, e pouco tempo depois saia versões pra conloses caseiros, a versão snes era água-com-açucar, não tinha sangue, a do mega não tinha sangue também, mas possuéa um código que deixava o game sangrento.

o teste de força, um tipo de
bônus no game, fez falta
nas outras versões


Em 93 lança a segunda versão, com mais personagens (são 12 agora), mais sangue, mais cenários e com gráficos melhores, a grande diferença (e mancada) dessa versão da anterior é a atmosfera do game ser menos sinistra, (talvez pra tentar se aproximar mais do Street Fighter), e a introdução do golpe fatal Babality, deixou o game meio cômico, quebrando um pouco o clima tenso e macabro do anterior.
Teve ótimas adaptações pros consoles da época, e foi um estrondo de vendas, assim como o primeiro.

com mais sangue e personagens,
MK 2 conseguiu manter a fama do primeiro.







No ano 1995, sai a tão esperada terceira versão, com gráficos ligeiramente melhores, 15 personagens, o game agradou, mas não foi teve o mesmo choque que os anteriores, pois ele teve um grande publico negativo, algumas mudanças como o sistema de combos, o botão Run, a ausência de albums personagens, e o clima neutro, com golpes cômicos como friendship, deixou o game a desejar, mas teve ótimas adaptações pra consoles, inclusive a versão para psx, conseguiu ser mais completa que a do arcade.


com uma nova engine gráfica,
as telas de VS ficaram animais !


Pensando no fracasso comercial do game, a Widway lança o upgrade Ultimate MK 3, logo depois seguido de MK Trilogy  exclusivo para consoles caseiros.
Se tratando de uma espansão, Mk ultimate é o mesmo jogo, só possui um acervo maior de chars e cenários diferentes. Na minha opinião o Ultimate nada mais é, que uma salada de lutadores sem sentido que não convenceu, o game é muito dificil algumas vezes, pois as sequencias de combos feitas pela CPU são quase imbatíveis, com destaque pra Jade super apelona, por essas e outras o jogo ficou irritante, e mesmo assim é o mais popular da galera do Super Nintendo, mas não teve o glamour das duas primeiras versões.
a "gangue" de ninjas do mk ultimate.
Já o Trilogy é mais bacana, é o upgrade do Ultimate, ele tem todos os chars e cenários da franquia, é o MK mais popular do Psx, e um ótimo jogo pra tirar um contra com um amigo.

No início de 97, lança Mortal Kombat mythology sub zero, uma game de aventura com elementos de rpg, feito pra explicar a origem de Sub-Zero, e como um prelúdio do MK4, pois alguns novos chars da franquia aparacem nesse game, talvez tedia sido mais popular e tido mais sucesso se o game não fosse tão dificil, mas pra época foi um bom game, bastante jogado entre a galera.



MK sub-zero, o primeiro
adventure da franquia, teve boa
aceitação, mesmo  tendo a
dificuldade muito elevada



a falange de guerreiros
de MK 4 e gold.

E finalmente em 97, surge MK 4, depois de tanto mistério temos um jogo em 3d, como era moda na época, transformar todo game 2d em 3d ás vezes não dava certo, mas nesse caso foi um game até bacana, tinha bom potêncial gráfico, graças a nova placa de arcade Zeus, e com novo sistema de armas, e rotação 3d nas câmeras, voltou tambem a ter uma atmosfera sobria como o primeiro, sem babalities e friendships, mas com a mesma jogabilidade dos anteriores, as versões caseiras sairam em 98, pra psx e n64 e tiveram boa aceitação, mas assim como a terceira versão, não teve todo o êxito dos primeiros.

Pensando na pouca fama do MK4, e sem lançar nenhuma continuação, surge em 99 o Sega Dreamcast, e a oportunidade perfeita para um novo game, sai então Mortal Kombat Gold, um upgrade do MK4, com 5 chars a mais, novos cenários e gráficos mais polídos, foi sucesso pra galera da Sega, pena que foi exclusivo para Dreamcast, se não fosse isso talvez teria feito mais sucesso.


Já no ano de 2000, a Midway tem a idéia absurda de lançar Mortal Kombat: Special Forces, considerado o pior da série, esse game não tem nada a ver com os anteriores, é um game de ação muito parecido com Fighting Force 2 e Blade. Nele você controla Jax, e sua missão é acabar com Kano, o game não teve exito nenhum e o próprio Ed Boon disse que esse titulo é o fundo do posso da saga. Ele pode até ser considerado um game regular de ação, se for ignorado que é um MK, mas dentro do contexto da saga é um jogo muito ruim, e chega ser deprimente sua jogatina.

MK Special Forces, foge do
estilo da saga, sendo o pior da franquia.


Após alguns anos sem nenhum título novo, MK renasce totalmente reformulado em 2002, para as novas plataformas da época, com o subtítulo Deadly Alliance, com novos personagens, excelente gráficos, e uma jogabilidade reformulada, um novo sistema de combos e a possibilidade de mudar o estilo de luta dos personagens durante as lutas, podendo até lutar com armas, mas dessa vez, diferente do MK4, sem precisar de um comando específico, o legal tambem é a volta das fases bônus, como o teste de força e o novo bônus de adivinhação, pena que só tem nesse jogo...
Amado por uns, odiado por outros, a nova roupagem que a série ganhou foi revolucionaria, não importando o que os fãs pensem, o game mudou drasticamente, pois talvez seja pra se adaptar aos padrões dos games de luta atuais, como Tekken e Soul Calibur, teve duas continuações: MK Deception ( uma versão melhorada com mais personagens) e MK Armageddom (o upgrade definitivo).

Deadly Alliance foi um grande salto de evolução na série,
só não foi melhor recebido devido a morte de Liu Kang.


Mortal Kombat Deception, lançado em 2004 teve melhor aceitação do público, pois teve um maior leque de personagens, a volta de varios chars classicos,  cenários mais detalhados e novos modos de jogo.

E em 2005, a Midway inova novamente com seu  Mortal Kombat Shaolin Monks, um game de ação parecido com os velhos beat em' up, com suporte pra 2 jogadores simultâneos detonar o game em parceria.
O jogo é bem diferente dos anteriores, mas teve ótima aprovação dos fãs, por ser muito divertido e fiel a saga, já que a historia é uma junção do 1 e do 2 e foi sucesso garantido.


saindo do padrão e inovando, shaolin monks
foi sucesso pelo fator diversão 
Chegou 2006, e lança o super aguardado MK Armageddon, com todos os personagens da franquia, e alguns novos, 63 ao todo, novos modos bacanas de jogo, incluindo um de criar seu próprio char, todos os cenários antigos e a jogabilidade ficou mais parecida com os clássicos, tem rumores de que esses foi o MK que mais vendeu unidades, e até então era o MK definitivo da franquia.


MK Armageddon foi um arraso
 e chegou a ser comparado com o classico MK Trilogy.


Enfim chegou 2008, as novas plataformas estavam começando a cair no gosto da galera, e talvez por falta de criatividade sai o estranho MK vc DC, um crossover sem sentido, mas o game é ótimo, tem o mesmo esquema de jogabilidade do anterior, gráficos excelentes e 22 personagens pra debulhar, além de cenários muito bonitos, foi uma grande surpresa pros fãs esse encontro de mundos, e apear da critica reclamar do pouco sangue por exigências da DC, o jogo fez um razoável sucesso, mas é bastante empolgante.

bom jogo mas pouco sangue,
MK vs DC ainda sim é um bom titulo de luta
e uma otima oportunidade de jogar com os
herois consagrados da DC




Mas foi em 2011 que surgiu o MK supremo, Mortal Kombat voltou a ser estimulante como os antigos, e muito violento, fatalities sanguentos, e novos golpes de mutilação deixou o game mais empolgante, tudo voltou as origens, como um tipo de releitura de toda a saga, com um intuito de corrigir o detalhes da historia, o game nada mais é os 3 primeiros games juntados em um, assim dando mais ênfase, tapando buracos e criando situações novas na trama. A jogabilidade é similar aos antigos, e os gráficos são um show á parte, cenários sinistros e sons impecáveis, fez desse título o melhor MK já lançado, jogar esse game traz de volta a sensação de jogar pela primeira vez o MK 1, e pensando assim  fica até dificil saber se a  Midway fará continuações melhores que esse titulo.


MK 2011, traz a nostaugica sensação
de jogar pela primeira vez o primeiro game
da série, sendo sem dúvida, o melhor game da franquia.


Bom, encerro meu post por aqui, deixando claro que Mortal  Kombat é um dos mais importantes games de luta da história, ao lado de Street Fighter e Fatal Fury, e merece seu destaque e prestígio no gosto de gamers do mundo todo, e tomara que a serie siga incrivelmente fantástica como essa nova versão, e que futuramente continuaremos a ter excelentes versões desse clássico.

Termino meu post com uma bela imagem do meu char favorito desse game.
Valew galera, abraços  !!





 Você pode conferir uma análise exclusiva e um super gameplay do primeiro game da série no nosso canal:




5 comentários:

  1. muito bom eu gostei de todos principalmente o gold e o 2011

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  2. Parabéns Sr. Kazama. Está aí uma franquia que joguei muito também. Deu pra viajar e relembrar alguns dos momentos mais importantes da série.. e até mesmo aqueles bem trágicos.. quem diria o Liu Kang morrer. Mas por um lado mostra que na história de Mortal Kombat ninguém está livre do Fatality - a morte do Johnny Cage me pegou de surpresa também no MK 3.

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  3. Cara,MK3 foi um sucesso absoluto! Como voce diz que foi fracasso comercial? 1995 foi o ano do MK,sairam quadrinhos,filme,desenho animado,revistas e mais revistas,eu lembro,pq na época tinha 15 anos.Foi o game mais falado da epoca.Ele só decaiu com o lixo do MK4,que ate pra epoca eram ruims os graficos,e depois foi pro abismo de vez,na era PS2.O Mortal Kombat 9 surgiu ressucitando a saga,e sem duvidas é o melhor game de luta de todos os tempos.

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    1. eu não me referi mk3 como um fracasso comercial, ele foi sim um sucesso em vendas, mas de longe não fez tanto sucesso quanto os anteriores, tudo isso ao fato da ausência de personagens clássicos como johnny cage, rayden e scorpion, e se mk3 fosse um game arrasador como vc se refere, a midway não teria feito tantos upgrades para tentar concertar os erros desse game.
      e sim, mk9 é uma obra de arte! conseguiu ficar mais interesante do que o super street fighter 4.

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