sábado, 26 de maio de 2012

25 de maio: Dia do orgulho nerd

(Por Mário Kazama)





Bom galera, apesar de hoje ser dia 26, estou fazendo essa postagem em  homenagem aos nerds e geeks de todo o mundo!
Nós que a décadas somos fascinados pela cultura pop em geral, somos representados por vários gênios da tecnologia, como Steve Jobs, Bill Gates, Yoshiki Okamoto, Shigeru Miyamoto e tantos outros.
Hoje em dia na sociedade temos um status de destaque positivo sobre o nerd, mas nem sempre foi assim...
Os primórdios dos nerds e geeks que viveram nos anos 60 e 70, e até os nerds do início dos anos 90 (que foi o meu caso) AS VEZES eram mau vistos pelos meios sociais, levando rótulos de fanáticos e alucinados e por ai vai.
Na minha infância (e acredito que nas décadas passadas ainda era pior) ser nerd era viver perigosamente, pois boa parte do nosso convívio social principalmente na escola, nos discriminavam e muitas vezes eramos tachados como alvo de gozações e bullying (eu detesto usar esse termo), mas isso não nos ofuscava e nunca deixamos de curtir e nos aprofundar cada vez mais nos assuntos que gostávamos.




Pelos fatos já explicados acima, tinhamos nosso próprio grupo, nosso mundo paralelo e nosso meio de ver e agir na sociedade, e era muito legal juntar a galera numa tarde e trocar figurinhas, competir no video game, ler e trocar quadrinhos ou assistir um filme novo ou um episódio inédito do desenho que estava em alta na época.
Jogar RPG de mesa (ou rpg de papel como é conhecido em outros lugares) hoje em dia a molecada nem sabe o que é isso, mas na minha época era uma das coisas mais fascinantes que podíamos fazer pra nos divertir, juntávamos uma galera e criávamos uma aventura paralela sobre qualquer coisa, podia ser de era medieval, sobre os heróis da Marvel, sobre algum game, ou criando um enredo e um universo novo somente para aquela atividade.
Tinha partidas que duravam dias, ou semanas, uma "lenda" local que todo mundo comentava, é que um grupo de garotos que jogando esse jogo demoraram 1 ano para terminar a trama e encerrar a jogatina, mas isso é somente um boato.


jogar rpg de mesa era uma experiencia
fantastica, alem de exercitar o
raciocínio, era muito bom
pra nos manter ocupados por dias...



Existe vários tipos de nerds e geeks (que é basicamente outro nome do termo nerd), nerds de games, de quadrinhos, de séries, de tecnologia, de filmes, de desenhos e animes e por ai vai.
Matar aula pra assistir Jiraya, vender garrafas vazias de cerveja pra jogar fliperama, colecionar Action Figures e outras quinquilharias de suas franquias favoritas, juntar pilhas imensas de gibis, ter dúzias e dúzias de cartuchos e cd's de games, ficar nas locadoras de games ou lan houses jogando até o estabelecimento fechar, pesquisar ao máximo e saber tudo sobre seus personagens favoritos, sacrificar um sábado a noite para zerar Chrono Trigger, fazer cosplay mesmo ficando ridículo,
contar os dias para um lançamento de um game ou filme novo, tudo isso fazia parte de um comportamento nerd, e na boa, não existia coisa melhor!

um paraíso nerd seria mais ou menos assim...



Hoje em dia está muito facil querer e gostar de ser nerd, hoje os videos games estão tão fodásticos que só faltam transar com você, a internet te dá tudo de mão beijada e tudo é muito facil de encontar e de se absorver na cultura nerd, hoje praticamente a mídia e a internet te fornece um manual e um estatus mesmo sendo falsos de ser um ser nerd ou geek, se você se auto proclama nerd por simples modismo ou porque leu no wikipédia como agir assim e ser nerd na atualidade é sinônimo de fama, lamento pobre ser vivo: MAS VOCÊ NÃO É NERD PORRA NENHUMA!!!
Antes se você quisesse encontrar por exemplo ovas e filmes em animação da sua franquia favorita, você tinha que fazer pacto com o capeta pra achar essas coisas, ou se aventurar na Liberdade e nas bancas de revistas e locadoras pra achar o VHS do seu desenho ou anime preferido, e tinha que agradecer as deuses quando os mesmos vinham como brinde numa revista de games.
Falando em revistas, essas eram a nossa salvação na época, enquanto a galera tem tudo de facil acesso na net, a gente tinha que procurar os segredos e macetes dos games, ou alguma notícia e novidade da cultura pop nas revistas, que todo mês pipocavam nas bancas, ler gibi, livros e mangás todos fazem atualmente através da internet, mas ANTES você tinha que garimpar a cidade inteira pra achar esse tipo de coisa, ou apelar para os cebos, onde lá tem praticamente de tudo!


as revistas nos mantinham informados
sobre as novidades que pintavam
no mercado, seja de games, filmes,
desenhos e etc...


No quesito games como eu já disse ali em cima, hoje é muito fácil todos se interessarem e gostarem de jogar, pois está tudo mais bonito, moderno de facil acesso e na boa: TUDO MUITO FÁCIL DEMAIS!
Antes não existiam hd's com 187327463846826482 mil gigas de memórias e os pc's e consoles não tinham o poder nuclear que tem hoje, era tudo simples mas MUITO mais divertido!
Pra salvar o jogo você tinha que ter a sorte de ter um cartucho original pra ter a bateria de memória, ou na maioria dos jogos, anotar passwords gigantes e chatos pra cacete, mas isso mudou com a chegada do Playstation e sua tecnologia "suprema" pra época, o incrivelmente poderoso MEMORY CARD, isso salvou
(literalmente!) a vida de muitos gamers e nerds da época, hoje em dia qualquer cartãozinho de celular é muito mais potente do que os memory cards, já que a tecnologia chegou a um ponto onde nem eu mesmo consigo acreditar!!!
Se quisesse jogar um jogaço com qualidade tinha que ir nos arcades, ou jogar nos recém lançados videogames de 32 bits, e se quisesse ter um game em casa, tinha que comprar os caros cartuchos ou cd's do seu console, e ainda ter o trabalho de procurar nas lojas, hoje já não é assim, é só baixar da net, poucos cliques e você tem o que quer na mão sem nenhum problema.


assoprar fitas, gravar os
jogos nas baterias de memória
e anotas passwords, foi
assim antes da chegada do
"salvador" memory card,
hoje já sendo um equipamento
ultrapassado...

Não é desmerecendo a geração atual nem jogando fora a boa tecnologia que temos atualmente, pois graças a ela eu recuperei e ainda estou recuperando grande parte das coisas que eu gostava de assistir e de jogar quando era pequeno, mas creio que a galera de hoje não sabe dar valor as coisas que tem, pois está tudo ao seu alcance sem problema nenhum, sendo que antes pra termos as coisas era uma batalha chata e demorada, e vivemos a era de ouro da cultura pop, vimos tudo que é foda hoje nascer e virar o que são atualmente, mas enfim: posso até ser chamado de nerd e não tenho vergonha disso, e posso dizer que isso construiu muito mais meu caráter do que o fraco ensino que dão nas escolas, se hoje eu sei basicamente inglês e gosto de ler livros e pesquisar as coisas, devo tudo isso ao gosto e modo de vida nerd, por isso eu fico muito puto quando algo de ruim acontece na sociedade e as mídias colocam a culpa nos games, como por exemplo o assassino de Realengo.

Sejamos nerds e geeks sim, pois nós somos o povo responsável por boa parte da tecnologia incrível e por tudo que é bacana no cenário cultural pop do mundo todo, e hoje conseguimos o respeito e o destaque que merecemos, nerd atualmente é sinônimo de ser foda na maioria das vezes.
E se o "nosso mundo" é as vezes mas  interessante do que a vida real, paciência, pois se vivemos numa sociedade bizarra e num mundo grotesco, essa é uma  forma agradável e inteligente de termos uma vida mais divertida e interessante, e sair da rotina estressante de todos os dias.

Termino meu post por aqui, espero que tenham curtido, abraços e até a próxima!!


Só pra dar uma ênfase na enquete, vou por aqui o famoso vídeo do Desce a Letra a respeito dos nerds,
mas o tipo de nerd descrito no vídeo é daqueles que esquecem de viver só pra jogar e vivem em pró disso, ai já é até meio prejudicial pra pessoa agir assim, por favor, não sejam assim! Vivamos uma vida nerd somente por lazer e curtição.
Mas o vídeo é bacana e bem humorado, confere ai:

(clique no link)
http://www.youtube.com/watch?v=EBbmVRtoXdU




Nenhum comentário:

Postar um comentário