(Por Mário Kazama)
Robodemons foi um jogo lançado em 1989 para o Nes pela Color Dreams, uma empresa que lançava games para o console sem a licença oficial da Nintendo.
Sem dúvidas a Color Dreams era uma empresa com idéias legais, mas tinha baixo orçamento e poucos recursos pra desenvolver games de qualidade, tanto que quando vi esse game pela primeira vez pensei que se tratava de um daqueles jogos piratas chineses, ou um hack bizarro de algum outro jogo, mas aí eu vi que não era nada disso, e me aprofundando mais descobri que apesar de tudo o game tem algo a mais do que sua qualidade duvidosa.
uma das fases do game, onde o personagem voa numa espécie de espaço infernal. |
ANALISANDO O CONTEXTO DO GAME:
Por ser um game lançado em 1989, ano onde os gráficos do Nes já estavam bem bacanas (podemos perceber isso em títulos feitos pela Konami e pela Capcom por exemplo) Robodemons tem sim gráficos bem ruins, meio confusos e bagunçados, a jogabilidade é muito simples, onde o personagem só anda, atira bumerangues e pula, e a dificuldade do game atrapalha na diversão, pois é bastante difícil pra quem não é acostumado com o grau de dificuldade dos games da geração 8 bits. Mas apesar de parecer só um game de tiro lateral simples como todos os outros e parecer ser só mais um game fraco do gênero, não é esse o charme do game...
cenário de uma galeria de órgãos humanos. ideia bacana se não tivesse ficado tão confusa. |
A HISTÓRIA E A ATMOSFERA DO GAME:
Essa é realmente a parte interessante do game!
O personagem não tem nome, e não tem uma explicação concreta de estar nessa missão, mas apesar disso o game tem uma temática de horror, ainda mais sombria do que Castlevania conseguiu ser na época.
Segundo o manual do game, você controla controla o herói com uniforme cibernético e portador de um bumerangue mágico, que invadiu o mundo dos demônios para destruir o exército do demônio Kull, um dos reis no inferno, que está passando as almas perdidas de seus súditos para organismos cibernéticos, a fim de invadir e destruir a terra.
E como eu disse antes, apesar dos cenários estranhos, eles conseguem passar um clima sombrio, obscuro e grotesco de como seria a imagem do inferno, já que o game possui sete níveis: o cemitério de ossos, o labirinto de carne, o rio de fogo, o posso de almas, o quartel general do diabo, a fábrica de robodemons e o palácio do rei Kull.
a fábrica de robodemons, no visor na parece se vê um protótipo de robô demônio enquanto se enfrenta um dos lords do inferno |
Apesar de parecer ser só mais uma game com a idéia clichê de derrotar o diabo não é, seria sim se o game não tivesse referências pesadas de satanismo, ocultismo, Hades, inferno, Limbo, purgatório e de Lúcifer, inclusive sua ideia foi inspirada na obra Divina Comédia, obra que serviu de fonte também para o game dante's Inferno. Conteúdos sombrios o bastante para não ser nada popular e ousado nos games da época, tudo isso orquestrado por uma macabra e angustiante trilha sonora, que apesar de ser repetitiva, consegue passar pro jogador a atmosfera de caos do game.
O TEMA DO GAME PODE SER VISTO NESSE VÍDEO:
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Robodemons não é considerado um bom game, por seus gráficos fracos e jogabilidade muito simples, mas pela sua ousadia em tentar criar um game tenebroso de verdade e com um tema sério e temido, o game não se torna tão ruim quanto parece ser, e teria sucesso sem dúvidas se tivesse saído versões mais caprichadas para o Snes ou Mega Drive, pois o núcleo de trama do game é muito interessante, e sabendo usar de forma correta tem bons resultados, assim como foi Dante's Inferno atualmente.
o confronto final do o rei Kull |
Robodemons não fez o sucesso esperado, e até hoje é mal tratado pelos jogadores, mas ganhou um status cult, principalmente por quem gosta de obras com conteúdo sombrio e ocultista, sem falar que o game foi um dos poucos do console que possui vozes digitalizadas.
É isso ai pessoal, fico por aqui com essa postagem, se ficou curioso pra ver esse game rode ele em seu emulador, pois o cartucho é muito raro de achar, e talvez você goste do game, apesar de todas as suas muitas falhas, mas pelo enredo e atmosfera talvez valha a pena de ter paciência e gastar algum tempo jogando, eu mesmo me amarro em games com essa temática, e fico curioso em perder algum tempo com games que tenham isso no contexto. Um remake desse game nos dias atuais seria interessante e se fosse bem feito não faria feio, e talvez até ganhasse o status positivo que nunca conseguiu ter como um grande game de horror.
Espero que tenham gostado da postagem e se divertido, abraços e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário