(Por Mário Kazama)
Você não se incomoda toda vez que liga seu televisor pra relaxar e se distrair, e se depara com uma programação tão detestável quanto comer o próprio vômito?
Mas acredite, houve um tempo em que ver Tv fazia parte da boa cultura brasileira, e era uma coisa muito bacana.
Nos idos dos anos 80 e 90, a programação era realmente boa, as novelas até então eram novidades, séries e filmes de boa qualidade eram comuns e passavam normalmente na Tv aberta, desenhos e programas bem construídos faziam parte do leque de opções para se ver durante o dia e a noite toda.
|
(clique na imagem para ampliar) |
Como na época não tinhamos os avanços da internet, o que nos divertia era jogar video game, ver televisão, ler gibi ou locar um vhs de um filme bom pra ver com a família.
A simplicidade e talvez até a inocência do passado é algo que hoje em dia faz falta, e apesar de ser simples, antes as emissoras se preocupavam em fazer um conteúdo no mínimo plausível, e de boa qualidade.
Me lembro quando criança, eu preferia ver desenho na Tv o dia todo do que ficar na rua brincando e talvez etá passando risco.
Como eu já disse em outras postagens, as crianças do passado não eram precoce como hoje, uma parte disso é a influência televisiva da época, que não era grosseira, imprudente e destrutiva como a de hoje em dia.
Tudo bem que seres cretinos como faustão, Hebe e tantos outros já existiam no passado, mas não me lembro da existência de tantos programas cretinos similares a eles pipocando a Tv e enchendo a paciência do espectador á 16 anos atrás.
Se no passado tínhamos crianças aprender o valor da amizade vendo desenho animado, ou tendo medo de sair a noite depois de ver um filme de terror na sessão da tarde, hoje temos crianças com síndrome de adulto precoce, falando gírias ridículas, desrespeitando tudo e todos, e aprendendo a serem desmiolados e consumistas assistindo programas como a famigerada malhação, ou tendo aulas de como ter comportamento vulgarmente sexual com o infame programa anual, big brother brasil.
Eu não sei como todo mundo age, mas acredito que pessoas com o mínimo de raciocínio intelectual e tenha o senso crítico mais aguçado, talvez sinta o mesmo nojo e desprezo que sinto quando ouço comentários de terceiros sobre quem vai sair do paredão, ou então usando bordões ridículos e toscos de novelas cafonas, achando que tão falando francês e arrasando.
Dias atrás conversando com uma colega de curso, a garota usava uma roupa meio vulgar, e vomitava gírias intragáveis, perguntei a ela por que ela gostava tanto de funk, ela disse que gostava porque via na Tv as dançarinas de um tal de catra (?) e dançava como elas aprendendo na Tv. Naquele momento senti pena da menina e vontade de tirar tudo aquilo da mente dela como se fosse mágica, me deu nojo e pena ao mesmo tempo, pois tão jovem a garota e já está com a mente devastada graças aos artifícios da televisão.
Parece que pessoas assim, que viram escravos da programação da Tv passam até a agir como os personagens das novelas, ou a ser vulgar como um participante de bbb, caem num estado de perder a capacidade de raciocinar espontaneamente, agindo somente como desmiolado que não tem senso crítico para definir o que é bom ou ruim.
Pode parecer exagero, mas a maioria das pessoas que eu conheço, que se dispõe a programações de uma emissora aberta, se comportam dessa forma, não estou falando que todos são assim, você só tem que ter juízo o suficiente para não se deixar levar pela lavagem cerebral que você se dispõe a assistir.
E o quê podemos fazer pra se livrar desse holocausto televisivo?
Simples meu caro leitor: Vá ler um livro, ou se quer assistir algo de qualidade, procure na internet sua série ou filmes favoritos, leia blogs, vá se informar sobre algo construtivo que é do seu agrado, jogue video game, leia quadrinhos, escreva, você vai ver que tudo isso é bem melhor do que dar audiência para essas emissoras sujas, além de evitar que sua mente se encha de porcaria nociva que só vai retardar seu intelecto.
Ou você prefere ficar vendo peito, bunda, palavrão, baixaria e violência? E naturalmente você vivendo em pró disso e seu filho cresça vendo isso, e pondo tudo na cabeça para que futuramente seja só mais um fantoche da mídia, agindo como um consumista desmiolado e mal educado. Acho que não né...
Mas o que mais me deixa irritado, é que ultimamente tudo de ruim que acontece por ai, a mídia tem a cara de pau de colocar a culpa na internet, ou nos games, filmes ou seja, a cultura pop no geral.
Dá até a impressão que fazem isso como vingança, já que cada vez mais as pessoas se afastam da Tv, e preferem se divertir vendo um filme online, ou curtido um bom game com os amigos. Um caso muito famoso de como a mídia é maquiavélica, é o caso do assassino de Realengo, a rede record fez uma matéria em um de seus programas, colocando toda a culpa nos video games, eles nitidamente apontaram os games como responsáveis pelos problemas psicológicos do indivíduo, e por ele ter vontade de matar por gostar de games violentos, fato esse totalmente errado, pois todos sabem que o cara tinha problemas por parte de sofrer algo no passado e por ser um fanático religioso, mas claro que a record não irira por a culpa na religião, pois é isso que enche os cofres deles.
Você pode saber mais sobre o caso record vendo esses vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=bSzrhma3UPY(clique no link)
http://www.youtube.com/watch?v=hYjk25TszmE&feature=channel&list=UL(clique no link)
Hipocrisia também faz parte, e posso até dizer que é a chave de tudo isso funcionar e conseguir controlar a cabeça do povo, pois uma emissora cesura e fala mal de um desenho animado por exemplo, que tem cenas de luta e violência, mas não se preocupa nem um pouco com novelas e suas fortes cenas de sexo, e violência, sendo que certas novelas te ensinam a assinar, roubar, extorquir e trair, conteúdos que servem como manual para jovens crescer com isso na mente e achar que tá certo, já que isso vive na mídia e todos aplaudem e apreciam como uma espécia de religião.
Mas é claro que as emissoras não vão ser honestas em assumir isso e muito menos tirar do ar, pois é isso que dá lucro pra eles, e de quebra manipula de forma subliminar, a mente dos telespectadores, para serem facilmente dominados e virarem bonecos irracionais e extremamente consumistas, assim o povo vira massa de manobra tanto para o meio político, como para dar lucro ás emissoras e marcas afiliadas das mesmas.
Isso sem contar a manipulação de notícias do jornalismo diário, pois eles só publicam o que é útil, se uma notícia estoura em algum lugar, mas se eles mostrarem em rede nacional pode prejudicar os lucros ou fazer o povo ter desconfiança da emissora, eles simplesmente não mostram a notícia, ou quando mostram destorcem drasticamente os fatos a favor deles, pra continuar mantendo o povo nas mãos.
Bom vou encerrar o post por aqui, acredito sinceramente que essa situação só tende a piorar, mas talvez que sabe um dia o povo brasileiro acorde e pare de encher o bolso dessas corporações mesquinhas e pare também de encher a mente com lixo, procurando mais se informar e se divertir com outros meios mais honestos, sem ser a televisão aberta.
Quando eu lembro do passado não consigo acreditar como as coisas chegaram a esse ponto, caiu de forma tão drástica e em tão pouco tempo, só pode ser um sinal do fim do mundo....
Abraços a todos e até a próxima, e por fim deixo um conselho simples e honesto para todos: