segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O mundo ilusório dos fakes

(Por Mário Kazama)




O termo fake é uma expressão em inglês que significa falso, ou qualquer coisa do gênero.
O fake da internet é muito conhecidos por usuários de redes sociais desde os primórdios do orkut e do msn,
e hoje também habitam o facebook e outras redes sociais.
Existem vários tipos de fakes, pois usar a foto de um ator, cantor ou personagem favorito não faz mal a ninguém, mas a partir do momento que você usa informações e fotos de terceiros, atuando como se fosse a pessoa, isso sim é prejudicial para ambos os lados, a pessoa que foi usurpada é prejudicada pelo usurpador a nível pessoal, e o usurpador se descoberto pode ser processado, pois usurpação é crime e está na lei federal de número CP - DL-002.848-1940 artigo 161 no código penal.


Mas que fique bem claro: usar fotos dos seu ídolos ou personagens favoritos não tem esse tipo de problema, á não ser que o usuário use isso como forma anônima de atacar alguém em redes sociais, nesse caso pode gerar algum tipo de problema, já citado acima.










Geralmente o perfil de uma pessoa que atua como fake é auto contraditório, pois na maioria das vezes prefere atuar como celebridades, personagens, ou como alguém próximo, pois não gostando a sua própria aparência, prefere atuar com a aparência que lhe agrada, fingindo ser ou somente usando a imagem de outra pessoa.
Existem também o chamado fake saudável, que eu já o citei acima, que é o fake que usa a imagem de seu ídolo (seja ele fictício ou não) como um modo de homenagem prestada á pessoa ou personagem.










Usar fotos de personagens ou ídolos nas redes sociais é muitas vezes bacana, mas nada mais honesto e limpo do que usar sua própria imagem para se apresentar ao público online, pois não importa qual seja a sua aparência, te agradando ou não, você vai estar sendo autêntico e honesto com os outros e consigo mesmo.
Criar fakes de terceiros á fim de prejudicar, ou para tirar proveito disso é feio e covarde, pois você pode não saber, mas isso pode gerar situações graves, como foi o recente caso do indiano que conheceu uma brasileira pelo facebook, ela usava fotos da atriz Giovanna Antonelli, o rapaz se interessou pela moça erroneamente, e veio até o brasil para conhece-la, quando chegou aqui viu que foi enganado, sem moeda local e sem falar nosso idioma, ele está preso aqui, e espera por um milagre para voltar pra casa.





VOCÊ PODE CONFERIR O CASO DO INDIANO AQUI NESSE VÍDEO:
http://www.youtube.com/watch?v=QCh7OulKx3s
(clique no link)

Então, muito cuidado ao criar fakes de terceiros, pois por simples brincadeira ou vinganças infantis, você pode prejudicar seriamente alguém, e para quem não quer sofrer esse tipo de coisa, uma boa dica é quando for postar suas fotos nas redes sociais, marque-as com marcas d'água ou qualquer coisa do tipo, pois assim
prejudica o ladrão fake de roubar seu conteúdo e usar-lo em fins negativos.


Já aproveitando o assunto, abro aqui um espaço e crio uma campanha para paralisar os fakes maldosos que roubam e prejudicam as pessoas em redes sociais e afins, pois eu também já passei por coisa parecida uma vez e sei como é desagradável.
Quem tiver esse tipo de problema ou quiser de algum modo ajudar ou participar, deixe seu comentário abaixo, pois será muito útil para todos que já viveram esse tipo de coisa.

E dando início a campanha deixo aqui um contato do meu facebook, a graciosa Giovana Kudo, que teve algumas fotos de seu face roubadas por um falsário e usadas numa conta fake, quem puder ajudar denunciando o fake, eu agradeço.

Vou deixar o link do perfil original da Giovana aqui pra vocês conferirem a autenticidade de suas fotos:
https://www.facebook.com/giovana.kudo

E aqui o perfil fake, para quem quiser mandar bala nas denúncias:
https://www.facebook.com/YunniYagami


E mais uma vez avisando a galera que tem esse tipo de problema, espaço aberto á todos que sofrem com isso, vamos expandir essa campanha, pois assim quem saber resolveremos essa chateação que é ser clonado por alguém desconhecido.

Se gostou da postagem divulgue aos seus amigos, quanto mais gente se alertar sobre isso melhor!

Espero que tenham gostado, abraços a todos e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário