Street Fighter Alpha (ou Street Fighter Zero, como é chamado no japão) foi lançado em 1995 para os fliperamas, quando todos esperavam uma continuação direta do Street Fighter II, a Capcom veio com essa cartada genial de mostrar as aventuras anteriores da saga dos lendários lutadores mundiais!
Como o game é uma visita ao passado, podemos ver todos os lutadores ainda muito jovens, Ken por exemplo, com os cabelos enormes e Ryu, ainda não possuindo sua faixa vermelha na cabeça, e ambos tendo obstáculos em manipular seus poderes e habilidades com perfeição, já que ainda não estão em estágio avançado de todo o seu poder, o que torna tudo muito interessante.
com uma aparência mais jovial e suave, os personagens da série alpha se tornaram muito populares e ainda mais carismáticos |
Muitos desfechos da trama se iniciam aqui, como por exemplo o personagem Charlie (Nash no japão) e seu compronto suicida contra M.Bison (Vega no japão) dando assim um início á futura jornada de Guile contra M.Bison, a fim de vingar o amigo morto, temos também Chun li e suas tentativas ainda falhas de desmantelar a Shadaloo, pois é a organização responsável pela morte de seu pai, temos o desfecho do confronto de Ryu e Sagat, Akuma aparecendo pela "primeira" vez, realmente mostrando ser uma grande ameaça.
Dão as caras também alguns personagens do "obscuro" primeiro game da série, sendo eles Birdie e Adon, dando a entender mesmo, que o game se passa muito antes do Street Fighter II.
adon e birdie, dois personagens vindo diretamente do primeiro e obscuro game da franquia |
Aparecem também no game os personagens do game Final Fight (também da Capcom) cada um com sua trajetória e trama encaixados no contexto geral do enredo, explicando que após os fatos de Final Fight, os personagens pularam para o Street Fighter, já que a trama de Final Fight se passa antes das aventuras do Street, e os dois games sempre tiveram uma interligação interessante desde que ambos lançaram.
como já é de costume, quando um game da franquia lança nos estados unidos, sofre diversas modificações, tanto no nome de alguns personagens, como no próprio título |
O game possui um leque de dez personagens selecionáveis e três secretos, sendo os selecionáveis: Ryu, Ken, Charlie, Chun li, Birdie, Sodom, Guy, Rose, Sagat e Adon, e os secretos são: M.Bison, Akuma e Dan.
Graficamente o jogo é um desenho animado! Os gráficos em 2d são realmente lindos e empolgantes até mesmo para os dias de hoje, o designer do game ficou á cargo da mesma equipe que produziu os games também da Capcom, X-men: Children of Atom e Darkstalkers, tendo assim aceitação imediata do público e caindo na graça de legiões de fãs mundo afora!
a diferença gráfica da nova série é gritante, pois os designers do game deram um ar mais modernos e bonito, dando um aspecto similar à um anime |
a jogabilidade continua brilhantemente perfeita e bem desenvolvida, os personagens agora apesar de terem seus ataques especiais, ganharam não só um (como na versão Super II Turbo) mas sim DOIS super combos para cada lutador! (apenar Akuma tem mais de dois super combos), sendo assim a variedade de combinações de golpes e combos ficaram muito mais extensos e as batalhas mais competitivas e interessantes.
o game possui dez personagens livres e mais três escondidos |
A trilha sonora assim como todos os efeitos sonoros são impecáveis, os temas dos personagens clássicos são remixes das suas trilhas antigas, e os personagens novos ganharam empolgantes e caprichadas trilhas para acompanhar seus combates, no bom e velho estilo Capcom de qualidade!
Cada personagem tem seu desfecho final diferente, sendo assim, o inimigo final pra cada lutador varia muito, pois cada um tem sua trama, ponto positivo pro game, pois nem todos estão interessados em enfrentar o mesmo oponente final, assim como era em Street Fighter II.
O game só peca gravemente nos cenários, os poucos que existem são muito bacanas, alguns deles tirados do primeiro game, mas não entenda mal os cenários são bons, mas a falta deles é que deixou o game meio estranho, é muito personagem pra pouco cenário, sendo assim, você acaba repetindo cenários mesmo passando de um estágio pra outro, mas isso realmente não prejudica em nada a diversão do game.
o game só peca na pouca variedade de cenários, erro concertado nas versões posteriores mas de resto, o jogo é nota 10 |
Street Fighter Alpha teve adaptações para Playstation e Sega Saturn no final de 95, e em 1999 para Game Boy Color, também pode ser visto na coletânia Alpha Anthology, lançado para Playstation 2 em 2006, e atualmente pode ser baixado para combates online na Psn e na Xbox Live.
a versão para gameboy color, apesar de perder a qualidade gráfica, tem intacto todos os aspectos da versão para os consoles "grandes" |
CURIOSIDADES:
* As versões jovens (Alpha/Zero) de Ryu e Ken apareceram pela primeira vez em trechos nas lembranças de Ryu no filme animado Street Fighter II Animated Movie, que é sem dúvida o desenho (anime) mais foda já feito sobre Street Fighter, vale lembrar que esse filme lançou antes da série alpha, mesmo tendo passado em 1997 aqui no Brasil..
a versão Alpha de ryu e ken no longa animado, com certeza rolou uma inspiração pelo filme, ou foi simplesmente uma prévia subliminar sobre o novo game da saga |
* Outro anime que foi inspiração para a série Alpha, foi o Street Fighter II Victory, série super famosa que passava nas manhãs de domingo pelo SBT, e que hoje em dia é aclamada e apreciada pelos fãs da franquia, lá você pode ver todos os personagens mais jovens e a presença do personagem Charlie (Nash) que mesmo um pouco diferente do game, é o mesmo personagem
a série em animes é um elo com a série Alpha, pois mostra os personagens ainda jovens no período da adolescência e descobrindo seus poderes |
* Com o sucesso estrondoso da série Alpha, em 1996 foi lançado um mangá baseado nos dois primeiros games da série, o mangá de duas edições foi lançado no japão alcançando muito sucesso, e no ano de 2008 foi relançado nos estados unidos pela Udon, a mesma produtora que faz os quadrinhos atuais do game. Em 1999 foi lançado o OVA Street Fighter Alpha e em 2005 teve uma "sequência" com o nome de Alpha Generations, ambos fizeram sucesso entre os fãs da saga.
os dois OVAS baseados na série Alpha dos games, ambos tendo boa aceitação dos fãs. |
* O game Street Fighter Alpha teve duas excelentes continuações lançados diretamente para os fliperamas, e também adaptados para diversos consoles da época, como Playstation, Sega Saturn, Super Nintendo e Sega Dreamcast, sendo muito bem sucedidos e assim conquistando cada vez mais fãs de todas as idades por todo o globo.
Street fighter alpha 2 e 3, são as continuações do primeiro game, todos tendo novos personagens, golpes e cenários, garantindo assim o sucesso e a diversão do game anterior |
Street Fighter é sinônimo de um bom game de luta, é o lendário e merece o título de "pai dos games de luta"
e a série Alpha foi uma revolução da franquia, com gráfico e jogabilidade renovados, enredo melhor explicado e extremamente viciante e empolgante!
Se você aprecia jogos de luta, Street Fighter Alpha é super indispensável para sua coleção, ainda mais se você for fã da franquia, mas se ainda não conhecer, é uma excelente oportunidade para conhecer essa grande lenda que é o Street Fighter, feito pra nós carinhosamente pelas mãos da Capcom!
o mangá lançado em 1996, e posteriormente relançado nos E.U.A em 2008 |
Vou ficando por aqui, espero que tenham gostado!
Deixo super recomendado esse ótimo game, tenho certeza que vocês vão adorar!
Não deixem de comentar e se inscrever, dê também uma passada no nosso canal do youtube.
Abraços e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário