quarta-feira, 15 de outubro de 2014

10 Fatos sobre os games Beat 'em Up

( Por Mário Kazama )




Fala aí pessoal!
Hoje eu trago pra vocês no Top 10 uma série de coisas bem interessantes e comuns nesse gênero de game.
Pra quem não sabe, Beat n' Up ( também chamado de hack/slash ) é o gênero de game de luta que em vez de ser versus um contra o outro, você escolhe um personagem e sai na rua batendo numa legião de inimigos, quase sempre com suporte para dois ou mais jogadores. Muito popular nos fliperamas no final dos anos 80 e até a metade dos anos 90 e também nos consoles dessa época, esse gênero era chamado de "briga de rua" quando éramos moleques. Quem viveu a geração anos 80 e 90 vai sacar do que eu to falando!
Bom, vamos lá com a lista de fatos que acontece em praticamente todos os games desse gênero:




1- Chefões apelativos só servem para comer suas fichas ( ou vidas )
Você está indo super bem na fase, perdendo pouca energia e dando um show nos inimigos rasos, até aparecer um chefão desgraçado e difícil pra caramba, fazendo você se apavorar gastando muitos dos seus preciosos continues para derrotar o safado e assim prosseguir com o jogo, sabendo que na próxima fase vai aparecer outro, talvez ainda mais difícil, hehehe.







2- Armas são excelentes contra tudo e todos, mas não duram nem 1 minuto na sua mão:
Nada melhor do que armas pra te ajudar a varrer as dezenas de inimigos da tela, sejam elas armas branca ou de fogo, o duro é que se você não perde elas por acabar a munição ou o tempo de gasto da arma ser curto, quando está tudo indo bem um simples inimigo o mais tosco e fraco possível te dá uma voadora e a arma cai no chão e some! Não tem coisa mais frustrante do que isso!






3- Os golpes especiais são fulminantes, mas se paga um preço por isso:
Os golpes especiais quase sempre acionados com dois botões simultâneos são ótimos para arrebentar tudo na tela e serve para qualquer tipo de inimigo gastando muita vida deles, MAS a maioria das vezes se paga o preço do mesmo sugar um pouco da sua vida, então apesar de ser eficiente se torna uma faca de dois gumes, você derruba todo mundo e ganha dano também, mas isso seve para não ficarmos só na apelação dos golpes especiais no jogo todo, assim perderia a graça e diminuiria a dificuldade do jogo.







4- Jogar com um amigo é mais legal!
Ta certo que jogar sozinho é até bacana, mas se torna meio monótono e solitário sem ter um parceiro para te ajudar nas piores horas das batalhas e conversar fazendo estratégias para matar esse ou aquele chefão difícil, tudo isso torna a jogatina mais divertida e emocionante, mas só tem um problema nesse quesito...








5- Quando seu amigo acha mais divertido bater em você:
Não tem coisa mais irritante do que seu parceiro bater nos inimigos e bater em você também, ou ele parar de atacar todo mundo e dedicar esse esforço em te arrebentar! Acertar você algumas vezes no decorrer do jogo tudo bem, mas se dedicar em virar seu inimigo em um jogo cooperativo é bastante irritante!








6- Enredo manjado:
O sentido de um game acontecer é a história, e para esse tipo de game é quase sempre a mesma coisa: você tem que salvar alguém, ou uma cidade ou derrotar aquele vilão muito mal, nada de muito mirabolante rola nas tramas dos beat n' up, não que isso incomode, mas se torna muito comum e vagamente batido. Mas quem liga pra isso? Queremos mesmo é arrebentar vagabundos e bandidos cidade afora como se não houvesse o amanhã!





7- Nunca tem life pra todo mundo:
Isso é sempre um drama jogando em dois ou mais, pois sempre após enfrentar um exército de inimigos sua vida ás vezes fica no talo e de seu parceiro também, eis que surge um item de recuperação de vida e um só pode usar enquanto o outro fica chupando o dendo e tenta não morrer enquanto não aparece outro item pra ele se curar também. Se não tiver um bom trabalho em equipe compreensivo, isso ás vezes pode sair em briga e talvez até gerar o fato número 5 citado nessa lista.






8- Elenco manjado
Na maioria dos games do gênero, o leque de personagens selecionáveis tem quase o mesmo estilo. Tem sempre o protagonista com pinta de herói, uma gostosa com roupas curtas, um grandalhão forte e lerdo, e um ninja ou androide com estilo sombrio e misterioso.
Apesar de ser bem manjado, esse estilo de personagens apesar de ser simples e estereotipado, funcionou perfeitamente e funciona até hoje nos games da atualidade, pois é uma forma de criar personagens que vários tipos de jogadores diferentes consigam se identificar com um deles.





9- Os inimigos femininos são os mais irritantes:
Isso é SEMPRE bem comum em todos os jogos desse tipo, e quem é macaco velho nesses games quando vê uma garota sexy se aproximando já sabe que vai passar um pouco de raiva pra acabar com elas, sim elas pois elas sempre vem em falanges, e sempre os aras de fogo, de choque, espadas e voando, saltando, pulando e te fazendo de tonto até você pegar o jeito mais fácil e rápido de derrotar elas.






10- O ultimo chefão vai te fazer pagar todos os seus pecados!
Sim, chefão era o termo que a gente usava para chamar os inimigos mais fortes que apareciam, inclusive o ultimo, que é sempre o mais forte, o maior, o mais resistente e o maior apelão maldito do jogo inteiro!
Prepare-se pra gastar todos os seus continues e usar todas as formas possíveis para derrotar esses caras, pois de dez porras que você acerta nele, ele te dá o dano em dobro com uma só! E se antes de terminar todas as suas vidas você conseguir derrotar ele, parabéns, pois dá pra se sentir um verdadeiro herói depois de vencer tamanha apelatividade e suar e se desesperar feito um louco chegando no final do jogo e tendo medo do game over e ter que começar de novo!





É isso ai galera, essa foi mais uma postagem nostálgica pra gente lembrar dos velhos tempos dos games clássicos. Quem quando era criança nunca brigou com um colega porque você queria escolher um personagem e ele também né?
Espero que tenham gostado e se divertido, abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário